FANDOM

Os falconídeos (do latim científico Falconidae) constituem uma família de aves pertencentes à ordem dos Falconiformes e inclui cerca de 60 espécies de aves de rapina, das quais 21 ocorrem no Brasil, distribuídas em 10 gêneros. Os falconídeos distinguem-se dos outros falconiformes por matarem a presa com o bico e não com as garras. Para isso, possuem a ponta da parte superior do bico curvada. Os falcões do gênero Falco são aves de rapina cosmopolitas, enquanto os demais gêneros são exclusivamente neotropicais. O gênero Micrastur substitui o gênero Falco em áreas densamente arborizadas. Os demais gêneros são compostos por espécies menos especializadas na perseguição de presas ágeis, como pássaros e aves, frequentemente vítimas das também ágeis rapineiras presentes nos dois gêneros. O acauã(Herpetotheres cachinnans) se especializou na captura de répteis, especialmente de serpentes, enquanto o gralhão(Ibycter americanus), consome avidamente pupas e larvas de vespeiros arborícolas. As espécies dos gêneros Caracara e Milvago frequentemente consomem carcaças ao lado de urubus.

Muitas espécies fazem ninhos como os Accipitridae, enquanto outros nidificam em cavidades e ocos de árvores. Assim como os accipitrídeos, também chocam ovos maculados.